quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Paráfrase da crônica coragem de Martha Medeiros

             “A pior coisa do mundo é a pessoa não ter coragem na vida.” Nascida no Ceará Florescelia, passou e vem passando dificuldades: a morte de sua mãe quando ela tinha apenas dois anos, madrasta, gravidez prematura, perda do amado, uma verdadeira vida sem ponto fixo, mas com vários sonhos que só lhe dão esperança. 
             E ela segue o rumo da vida porque tem coragem, uma das várias coisas que necessitamos e conquistamos ao longo da vida. 
             Quando não sabemos o significado de coragem achamos que coragem é o sentimento de conseguir fazer algo perigoso, algum medo ultrapassado, e por perigoso entendemos, por exemplo, andar de tobogã, aquela rampa alta e ondulada em que a gente desce sentada sobre um saco de algodão ou coisa parecida. 
Ao passar dos anos, decidimos encarar esses medos e perigos, e muitas vezes acabamos sem coragem para fazê-lo. 
             Coragem quando criança é o que mais falta. Somos crianças e puras, não pensamos em coisas ruins que vão desde colar na prova ao mentir para pai e mãe. 
             Até que crescemos e com o crescimento vêm os novos medos. E esses novos medos são mais emocionantes por sermos jovens e empolgados, acabamos enfrentamos eles de cara, sem choro. 
             Mas coragem mesmo é quando precisamos terminar um namoro, trocar de profissão, ainda mais quando é a que seus pais escolheram, abandonar seu local de origem, dizer não para ótimas oportunidades, confiar mais no coração do que na razão, arriscar-se. Mas, especialmente, ter coragem para enfrentar o mundo e descobrir o quanto ele faz bem ao ser humano. 
             Não enfrentar um medo quando criança, não ter coragem quando se é inocente e puro é apenas a chegada da coragem, que vem nos acompanhando desde pequenos até a nossa morte, e quando notamos isso aprendemos que cada escolha necessita ousadia.
             Isso mostra que quando não tínhamos coragem, era só provas para quando crescêssemos alcançaríamos a reta final da conquista, da nossa bela e grande conquista de coragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário